Obras na encosta do Castelo arrancam na próxima semana
(Foto: DR)
Têm início na próxima semana os trabalhos de requalificação paisagística no parque da encosta do Castelo, que inclui o espaço verde ali existente, a Fonte do Pocinho e a reabilitação das edificações municipais adjacentes ao antigo Horto Municipal.
Num investimento de 1,265 milhões de euros e com financiamento dos fundos comunitários, a obra prevê a criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção para ligação de diversos pontos de interesse e de zonas de estadia e de circulação.
Com um prazo estimado em 300 dias, encontra-se prevista a adequação da área natural a passeio, estadia e atividade física e desenvolver uma consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores.
Para além da intervenção nos edifícios de apoio à horta comunitária que permitirá a criação de espaço para sanitários e um café, a disposição dos talhões será reorganizada e mais disciplinada e o sistema de rega será reformulado.
Os utilizadores dos talhões que pretenderem continuar a atividade após a empreitada poderão ocupar um espaço junto à horta comunitária na Quinta da Gordalina durante o período de intervenção, conforme foi apresentado esta segunda-feira numa sessão de esclarecimentos com alguns dos usuários.
O Município pretende consolidar o caráter do local e de todo o conjunto a intervencionar, valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho, bem como minimizar as alterações do relevo e da vegetação, com soluções que permitam aos espaços uma evolução sustentada, e ainda estabilizar as superfícies livres e corrigir os sistemas hidrogeológicos.