Município de Leiria recebe semana da Interculturalidade
(Foto: DR)
No âmbito da Semana da Interculturalidade, que decorre de 4 a 10 de abril, o Município de Leiria, através da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, associa-se a esta iniciativa com diversas atividades que se inserem num conjunto de muitas outras desenvolvidas por diversos parceiros, com o objetivo de demonstrar a importância de conhecer as diferentes culturas, que nos enriquece a nós enquanto cidadãos, através do diálogo e da convivência com o outro.
A Semana da Interculturalidade apresenta diversas iniciativas, entre as quais a Exposição “Olhares” que nos apresenta a visão dos participantes e visitantes da instalação “No Amor não há Culturas”, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido com a comunidade cigana, no âmbito do Projeto “Mediar para Incluir. Será inaugurada dia 4 de abril, pelas 15H, com a assinatura de Compromissos de Colaboração com os parceiros do Projeto. Pode ser visitada entre os dias 4 e 9 de abril, das 9:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:00.
Sou InterCOOLtural – a voz dos jovens é outro desafio lançado pelo Município de Leiria, em parceria com a InPulsar, o AE Marrazes e AE Maceira e consiste num Programa na Rádio 94FM, que contará também com um pequeno documentário. Em estúdio, e à conversa, estarão cinco jovens.
Será realizado um documentário com estes jovens que fará, posteriormente, parte do Projeto “Mediar para Incluir”, sendo utilizado em ações nas Escolas, com abordagem ao tema da interculturalidade, mediação, e comunidade cigana.
O Jornal de Leiria é o parceiro oficial dos media e acompanhará todas as atividades durante a Semana.
Entre os dias 4 e 10 de abril, a Semana da Interculturalidade traz a Leiria um programa diversificado de atividades e eventos (em anexo), que pretende ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e à exclusão social e, por outro lado, dar um maior incentivo ao trabalho em parcerias e à criação de sinergias ao nível local.
A organização é da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações e promovido pelos parceiros: Município de Leiria (Divisão Desenvolvimento Social e Saúde, Divisão de Projetos Educativos, Divisão de Ação Cultural, Moinho de Papel), UF Marrazes e Barosa, InPulsar, Adesba, CPCJ Leiria, AE Marrazes, AE Maceira e UCC Arnaldo Sampaio.