Estão a chegar edições limitadas e remasterizadas do concerto de The Doors no Matrix em 1967
Em março de 1967, os The Doors estavam a poucos meses do estrelato quando deram cinco concertos com pouco público no The Matrix, um pequeno clube de São Francisco.
Os concertos teriam caído no esquecimento não fosse Peter Abram, co-proprietário, juntamente com Marty Balin, fundador dos Jefferson Airplane, da pizzaria transformada em clube noturno. Peter Abram, que tinha uma paixão pela gravação de concertos, costumava gravar as atuações no The Matrix, e as suas gravações dos concertos dos The Doors, em 7, 8, 9 e 10 de março de 1967, deram origem aos bootlegs mais lendários da banda. Finalmente, os concertos no The Matrix, a partir das gravações originais de Abram, vão ser lançados no próximo dia 8 de setembro.
LIVE AT THE MATRIX 1967: THE ORIGINAL MASTERS estará disponível no dia 8 de setembro, em caixas deluxe de 3 CDs e 5 LP+single 7”. A versão em vinil é limitada a 14.000 cópias numeradas, e em CD a 21.000 cópias. A interpretação do instrumental de jazz “Bag’s Groove,” em 7 de março, é exclusiva da versão em vinil e é apresentada num single de 7”. “Bag’s Groove” é uma das duas gravações inéditas.
Versões pirateadas dos concertos do The Matrix circulam há anos entre os fãs e são populares apesar da má qualidade áudio da maior parte das cópias. O som começou a melhorar em 1997, quando as duas primeiras canções dos concertos do The Matrix foram lançadas oficialmente na The Doors: Box Set. Em 2008, foram lançados outros temas em Live at the Matrix 1967, mas infelizmente, descobriu-se pouco depois que todas as versões tinham sido feitas a partir de fitas de terceira geração e não das fitas originais.
As gravações originais de Abram foram remasterizadas por Bruce Botnick, o engenheiro de som de há longa data dos The Doors. A versão em vinil de LIVE AT THE MATRIX 1967: THE ORIGINAL MASTERS inclui as 37 canções dos concertos. Com a excepção das 15 canções lançadas em 2017 e 2018 como exclusivos para o Record Store Day, a maior parte das gravações ao vivo faz a sua estreia em vinil nesta antologia, incluindo oito temas inéditos que nunca surgiram nas anteriores edições dos concertos do The Matrix.
É fácil compreender o fascínio destes antigos concertos de Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore. As gravações no The Matrix, realizadas poucos meses antes de “Light My Fire” ter lançado a banda para o estrelato mundial, capturam os The Doors a interpretarem uma grande variedade de canções, incluindo algumas do seu primeiro álbum, tais como “Break On Through,” “Soul Kitchen” e “The End” e, também, canções destinadas ao seu segundo álbum, Strange Days, que seria gravado pouco depois, como “Moonlight Drive” e “People Are Strange.” Os longos concertos no The Matrix ofereceram à banda tempo para se entregar à sua paixão pelos blues, com covers alargadas de “I’m A King Bee” e “Crawling King Snake”, mas não só, nestes concertos os Doors até uma versão instrumental de “Summertime” interpretam!
Joel Selvin escreve nas notas: “Eles eram jovens, viçosos e desinibidos, e abriram as asas para voarem. As gravações são cruas, selvagens e rudes. É puro Doors: desinibidos e imaculados.”
LIVE AT THE MATRIX 1967: THE ORIGINAL MASTERS
Alinhamento
LP 1
Lado A
7 de março de 1967 – Parte I
1. Backdoor Man
2. My Eyes Have Seen You *
3. Soul Kitchen
4. All Blues – Instrumental *
Lado B
7 de março de 1967 – Parte I (cont.)
1. Get Out Of My Life Woman **
2. When The Music’s Over *
LP 2
Lado A: 7 de março de 1967 – Parte II
- Close To You **
- Crawling King Snake **
- I Can’t See Your Face In My Mind
- People Are Strange
- Alabama Song (Whisky Bar)
Lado B
7 de março de 1967 – Parte II (cont.)
1. Crystal Ship
2. Twentieth Century Fox
7 de março de 1967 – Parte III
3. Moonlight Drive
4. Summer’s Almost Gone *
5. Unhappy Girl
LP 3
Lado A: 7 de março de 1967 – Parte III (cont.)
1. Woman Is A Devil/Rock Me Baby **
2. Break On Through (To The Other Side) **
3. Light My Fire
Lado B
7 de março de 1967 – Parte III (cont.)
1. The End
7 ou 8 de março de 1967
2. The End (Partial) / Let’s Feed Ice Cream To The Rats
LP 4
Lado A
10 de março de 1967 – Parte I
1. My Eyes Have Seen You
2. Soul Kitchen **
3. I Can’t See Your Face In My Mind **
4. People Are Strange **
Lado B
10 de março de 1967 – Parte I (cont.)
1. When The Music’s Over
10 de março de 1967 – Parte II
2. Money **
3. Who Do You Love **
LP 5
Lado A
10 de março de 1967 – Parte II (cont.)
1. Moonlight Drive *
2. Summer’s Almost Gone
3. I’m A King Bee **
4. Gloria **
Lado B
10 de março de 1967 – Parte II (cont.)
1. Break On Through (To The Other Side) *
10 de março de 1967 – Parte III
2. Summertime – Instrumental **
3. Back Door Man **
4. Alabama Song (Whisky Bar) *
Single 7”
7 de março de 1967 – Parte I
“Bag’s Groove” – Instrumental *