Emoção marca chegada de caravana com 21 refugiados a Leiria
(Foto: DR)
Uma caravana com 21 ucranianos chegou na noite desta quarta-feira a Leiria, num ambiente marcado por forte emoção, não apenas dos refugiados mas também da comunidade imigrante daquele país que os recebeu junto ao Estádio Municipal de Leiria.
Após 124 horas de missão que envolveu uma cansativa viagem de 6800 quilómetros (ida e volta), os refugiados chegaram por fim a Leiria, onde vão encontrar condições para se refazerem dos traumáticos acontecimentos a que têm sido sujeitos desde a invasão do seu país Natal pela Federação Russa.
À chegada, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deu as boas-vindas em nome da população leiriense aos refugiados, manifestando toda a nossa solidariedade e apoio.
Recorde-se que o Município de Leiria criou um Centro de Acolhimento Temporário para refugiados no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, onde duas dezenas de camarotes foram transformados em quartos, existindo neste momento disponibilidade para 54 camas, podendo esta resposta ser alargada em função das necessidades.
Este espaço, onde se encontravam já oito refugiados, recebe mais 13 cidadãos ucranianos que chegaram na caravana, enquanto os restantes oito serão acolhidos em casa de familiares residentes nesta região.
Também, esta quarta-feira partiu rumo à fronteira com a Ucrânia um autocarro para transportar para Leiria mais 51 refugiados, prevendo-se que cheguem à cidade do Lis na próxima terça-feira.