Dois principais eventos de atletismo em Portugal vão realizar-se em Leiria
(Fotografia: Arne Müseler, CC BY-SA 3.0 de, Wikimedia)
Leiria, Cidade Europeia do Desporto, oferece “o melhor palco” do país para o atletismo. É o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa que por esse facto foi escolhido para acolher este ano as duas mais importantes competições da modalidade em Portugal.
Falamos dos Campeonatos de Portugal, marcados para 25 e 26 de junho, e do Campeonato Nacional de Clubes, que vai decorrer a 30 e 31 de julho, provas onde vão estar os principais atletas e clubes nacionais. Ambos terão entradas gratuitas.
Na cerimónia de apresentação das competições, que decorreu esta quarta-feira, o presidente do Município, Gonçalo Lopes, enalteceu a importância que o atletismo tem para Leiria.
“É uma das modalidades de maior sucesso no nosso território, também temos excelentes condições para a sua prática, e por isso, no ano em que somos Cidade Europeia do Desporto, acreditamos ser o local próprio para estas grandes decisões”, sublinhou.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, enfatizou a qualidade das infraestruturas existentes na cidade, a quem dá “o primeiro lugar do pódio”.
“Leiria oferece-nos o melhor palco para o atletismo e não é só o Estádio Municipal, é também o Centro Nacional de Lançamentos (CNL). Falo de equipamentos privilegiados, não só para treino, mas também para o alto nível.”
Considera, pois, que esta aposta da autarquia no desporto “devia ser um exemplo para os outros 307 concelhos”, dando como exemplo a recente renovação da pista de tartan do Estádio Municipal e da futura intervenção no CNL.
O vereador do Desporto, Carlos Palheira, foi mais longe e salientou que Leiria não tem só “os melhores palcos” para o atletismo, mas também a “melhor escola de formação” do país, a Juventude Vidigalense, e a “melhor escola de árbitros”, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL).
Com a presença de Auriol Dongmo, Patrícia Mamona e Pedro Pichardo, os Campeonatos de Portugal, a 25 e 26 de junho, serão um evento de “ansiedade e adrenalina”, pois apresentam-se como a derradeira hipótese de os atletas portugueses conseguirem marca de qualificação para os Mundiais de Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.
A presença dos “melhores nacionais, que também são os melhores do mundo” é motivo de “orgulho” para o presidente da ADAL. Acredita, também, que “fará crescer” os atletas jovens locais.
Já o Campeonato Nacional de Clubes, a 30 e 31 de julho, antecederá o Europeu da modalidade, este ano projetado para Munique, Alemanha, de 15 a 21 de agosto. Nesta competição estarão as equipas masculina e feminina da Juventude Vidigalense pela 18.ª e 24 época consecutiva, respetivamente.