Campanha alerta que uma “Dádiva de sangue pode salvar três vidas”
Uma dádiva de sangue pode salvar três vidas, alerta a campanha de sensibilização hoje lançada e que estará nas plataformas digitais durante a Jornada Mundial da Juventude, com o objetivo de captar a atenção da população mais jovem.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde pretendem com a iniciativa sensibilizar a população para a importância de reforçar a dádiva de sangue.
Lançada no Dia Mundial do Dador de Sangue, a campanha apresenta-se nas redes sociais do Serviço Nacional de Saúde e outras plataformas digitais, com recurso a mensagens, vídeos e informação escrita.
“O objetivo da campanha, que se prolonga durante as Jornadas Mundiais da Juventude, é chegar às gerações mais jovens e principalmente ao cidadão capaz de dar sangue ou, não podendo, capaz de incentivar outros a dar”, revelou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.
Com a informação, pretende-se desmistificar alguns mitos relacionados com os critérios de elegibilidade para dar sangue e é também apresentada uma lista dos locais de colheita no país.
Com a campanha “1 Dádiva pode Salvar até 3 vidas”, as entidades promotoras querem levar mais pessoas a agir, “mostrando como um gesto simples e fácil pode fazer a diferença na vida, não de uma, mas de muitas pessoas”, e provar que as reservas de sangue são fundamentais para o sistema de saúde.