Morreu a cantora Tina Turner
(25-5-2023)
A cantora Tina Turner morreu aos 83 anos de doença prolongada, adiantou hoje o seu porta-voz.
“Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’ morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça”, revelou o seu representante em comunicado citado pelo canal de televisão Sky News. “Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo”, acrescenta-se.
Após um casamento tormentoso com o seu companheiro musical Ike Turner, Tina Turner tornou-se um exemplo de revitalização, após uma relação conjugal manchada por maus tratos.
O álbum de 1984, Private Dancer, e os seus respetivos singles – nomeadamente What’s Love Got to Do with It e o tema-título Private Dancer – assinalam o renascimento da cantora, projetando-a para a primeira divisão do estrelato pop, numa irreversibilidade que seria continuada por outros êxitos subsequentes e galopantes, como We Don’t Need Another Hero (de 1985), Typical Male (de 1986) ou a versão de The Best (de 1989).
A empatia com o grande público, o carisma ao vivo confirmado nas digressões de estádio e os duetos com ícones como Rod Stewart, Mick Jagger, David Bowie ou Bryan Adams cimentaram ainda mais a glória da reta final da sua longa carreira, até ao momento da sua retirada em 2009.
Tina Turner atuou por duas vezes em Portugal, ambas em Lisboa, nos estádios de Alvalade (em 1990) e do Restelo (1996).