93% dos utentes atribuem classificação de “Muito Bom” e “Bom” à qualidade global dos serviços do CHL
O Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado referente ao ano 2022 conclui que 93% dos utentes que participaram no questionário atribuíram a classificação de “Muito Bom” e “Bom” à qualidade global do serviço prestado pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL) durante o internamento, e 91% respondeu que aconselharia o CHL a um familiar, amigo ou colega que tivesse de recorrer a um hospital.
O relatório, elaborado pela Comissão de Humanização do CHL, tem como finalidade compreender as necessidades e expectativas dos utentes, de forma a reforçar os laços de confiança e criar conhecimento e inovação, que vise a melhoria contínua dos serviços prestados.
O documento revela que a perceção dos utentes sobre o atendimento pelos diferentes grupos profissionais é «destacada como um ponto forte da instituição», com classificações de “Muito Bom” e “Bom” na sua maioria, assim como a clareza da informação transmitida pelos profissionais de saúde, utilidade e quantidade.
Relativamente à privacidade no atendimento, salienta-se uma percentagem de cerca de 86% dos respondentes que atribui a esta dimensão uma classificação de “Muito Bom” e “Bom”, embora a análise das respostas abertas dos utentes identifique «alguns aspetos a melhorar no que se refere ao sigilo profissional, proteção da privacidade e confidencialidade», bem como fica patente a necessidade de evitar conversas entre profissionais e discussão de casos clínicos junto de outros utentes.